segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Efeito Estafa

Marcelo Mário de Melo

Ao contrário do efeito estufa, que atinge primeiro o meio ambiente e chega às suas vítimas num momento posterior, de modo impessoal e difuso, o efeito estafa se inscreve em primeira instância na rotina individual das pessoas e vai corroendo diretamente as suas energias físicas e mentais.

Ficam estafadas as pessoas que trabalham muito, tentando segurar o emprego, manter as despesas, adquirir bens, saldar dívidas, enfrentar dificuldade e doenças.Ficam estafados os subempregados, procurando bicos e inventando o que fazer. Ficam estafados os aposentados, vendo seu dinheiro minguar e se fragmentar entre os desempregados e dependentes da família. Ficam estafados os sem-trabalho peregrinando por ocupação. Ficam estafados os sem-terra, os sem-teto, os sem-transporte, os sem-nada.

Ficam estafados os motoristas de e táxi somando corridas para pagar ao dono da frota.Ficam estafados os camelôs com um olho no cliente e outro no fiscal. Ficam estafados os flanelinhas caçando carros e contado moedas para comprar um pão. Ficam estafadas as prostitutas dando expediente nas calçadas. Ficam estafados os meninos de rua fazendo piruetas nos semáforos e olhando os cachorros bem-tratados das madames. Ficam estafados os mendigos procurando um canto para dormir. Ficam estafados os doentes nas filas do SUS.

Ficam estafados os passageiros enlatados nos ônibus e presos nos engarrafamentos. Ficam estafados os moradores da periferia, ante a violência dos bandidos e da polícia. Ficam estafados os familiares dos mortos depositados nas gavetas do IML, à espera do atestado de óbito e do auxílio funeral. Ficam estafados os presos amontoados nas celas, ouvindo os gritos dos torturados. Ficam estafados os que são assaltados na via pública e os que assistem ao assalto.Ficam estafados os policiais que moram nas favelas, onde também moram os bandidos. Ficam estafados os namorados que não podem relaxar nos carros, nas praias e nas praças.Ficam estafados os crentes que investem e reinvestem em promessas, dízimos e obrigações. Ficam estafadas as pessoas com deficiência, enfrentando as barreiras das cidades.

Ficam estafados os que devem dinheiro a bancos e agiotas.Fica estafado o barraqueiro que vende a crédito a clientes no vermelho.Ficam estafados os clientes que não têm mais dinheiro para pagar e começar a dever de novo. Ficam estafados os pobres e miseráveis vendo os comerciais de televisão. Ficam estafadas as crianças pobres olhando os brinquedos nas vitrines Fica estafada a classe média olhando a pobreza apontar na esquina.Ficam estafados os ricos, cercados por tanta pobreza.

Ficam estafados os educadores vendo os seus alunos caírem no crime. Ficam estafados os honestos ante a ousadia dos corruptos. Ficam estafados os corruptos, diante da cabeça dura dos honestos. Ficam estafados os santos e os pecadores, os pretos e os brancos, os velhos e os novos, os homens e as mulheres, os pobres e os ricos.

Assim se manifesta o efeito estafa.

O excesso de trabalho, o desemprego e a miséria estão para o efeito estafa, assim como o aquecimento global está para o efeito estufa. O poeta Carlos Drummond de Andrade disse que “o poeta/declina de toda responsabilidade/na marcha do mundo capitalista/e com suas palavras, intuições, símbolos e outras armas/ promete ajudar/a destruí-lo/como uma pedreira,/ uma floresta,/um verme.”

Que ninguém duvide: o efeito estafa é uma expressão genuína da marcha do mundo capitalista.

Nenhum comentário: